INTERESSES DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
VARIAÇÃO NOS PRONOMES TU E VOCÊ E NA CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME TU EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
ORALIDADE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA
O RESUMO ESCOLAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A INFORMATIVIDADE PRESENTE NAS TIRINHAS DE HUMOR: PARAUMA LEITURA RESPONSIVA ATIVA
O CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS: PRÁTICA COM MEMÓRIAS QUASE PÓSTUMAS DE MACHADO DE ASSIS (2014), DE ÁLVARO CARDOSO GOMES
Estratégias metacognitivas a serviço da compreensão leitora: uma proposta com textos instrucionais e didáticos de ciências
A FORMAÇÃO DO LEITOR E O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO:UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DO 4º ANO DOENSINO FUNDAMENTAL
UMА PROPOSTА HISTÓRICO-CRÍTICА PАRА АBORDАGЕM DА VАRIАÇÃO LINGUÍSTICА ЕM SАLА DЕ АULА
LITERATURA E ORALIDADE NAS SÉRIES INICIAIS:APLICAÇÃO DO MÉTODO CRIATIVO
LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO SILÊNCIO EM VIDAS SECAS
GÊNEROS DA CULTURA POPULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAUSALIDADE E CONTRASTE EM ARTIGO DE OPINIÃO: UMA INTERVENÇÃOPEDAGÓGICA FUNCIONALISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DE LETRAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
LITERATURA E CINEMA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERSEMIÓTICA DE TRADUÇÃO NO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL
MULTILETRAMENTOS E CRITICIDADE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MULTIMODAL DO GÊNERO CAPA DE REVISTA
PUBLICIDADE NA SALA DE AULA: a intergenericidade na construção da consciência crítica do aluno do 6o ano a partir da leitura de gênero do mundo real
GÊNERO TIRA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO CONTRA O PRECONCEITO E AS DESIGUALDADES NA ESCOLA EM TURMAS EJAI V: UMA PROPOSTA DE ENSINO
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA MULTISSERIADA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
Questões de violência contra a mulher nas notícias jornalísticas on-line: uma proposta de letramento midiático para os alunos da EJA
REDE DE GÊNEROS E INTERTEXTOS NA PRODUÇÃO DE REQUERIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJAI
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIDADES TECIDAS ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL RELATO DE MEMÓRIA
MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de trabalho com o gênero relato pessoal em turmas de EJAI no contexto prisional
Narrativas fotográficas a partir de microcontos: uma proposta de tradução intersemiótica para o desenvolvimento do letramento literário no 9o ano do ensino fundamental
ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS À LUZ DOS ESTUDOS RETÓRICOS DE GÊNERO E DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DA FOTONARRATIVA À PRODUÇÃO DE RELATOS: DIÁLOGOS DIDÁTICOS ENTRE O PROCESSO DE TRANSDUÇÃO E O LETRAMENTO MULTIMODAL
OS QUADRINHOS VÃO À ESCOLA: a produção de significados multimodais em HQs no 9o ano do ensino fundamental a partir do letramento visual
O ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, E OUTRAS VOZES DA NEGRITUDE FEMININA: uma proposta metodológica para o letramento literário no 9º ano
POR UMA LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
RESENHA DE FILMES E SÉRIES: PROTAGONIZANDO OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM CENA: UMA PROPOSTA DE LEITURA SEMIÓTICA DO SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, PARA O 9o ANO, ATRAVÉS DE OFICINAS EM UM CADERNO DIDÁTICO
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO BASEADO NO GÊNERO INFOGRÁFICO DIDÁTICO
DO CONTO DE MISTÉRIO AO VLOG DE RESENHA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O LÉXICO NA PERSPECTIVA DA TEXTUALIDADE: UM GUIA DIDÁTICO PARA TURMAS DO EJAI A PARTIR DE NOTÍCIAS SOBRE A INDÚSTRIA TÊXTIL E SEUS EFEITOS COLATERAIS
LETRAMENTO MULTIMODAL E ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CHARGE NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDO DE CONTOS POPULARES ATRAVÉS DO MÉTODO RECEPCIONAL: PRODUÇÃO DE GUIA PRÁTICO COM PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O 7o ANO
PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS PARA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ADVINDA DE GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DOS ARGUMENTOS: UM ESTUDO DA METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL
PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM TURMAS DO 9° ANO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO GÊNERO RESENHA PARA VLOG
AS ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA E COESÃO ARGUMENTATIVA EM JUSTIFICATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
O MEME COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 8º ANO
DIÁLOGO ENTRE O LETRAMENTO E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS A FAVOR DA LEITURA DE TIRAS
TRANSPOSIÇÃO DA FALA NA ESCRITA: UM OLHAR SOBRE APAGAMENTO DE GRAFEMAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO 6° ANO
LER PARA ESCREVER E HIBRIDIZAR PARA APRENDER: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DO SISTEMA DE CONJUNÇÃO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO EPISTOLAR: AS CARTAS DE PADRE CÍCERO
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
O FACEBOOK MEDIANDO AS HABILIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA
ANÁLISE DOS FATORES DE COERÊNCIA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 6º ANO VEICULADOS VIA FACEBOOK
A LEITURA E A ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO COMO ATIVIDADES APRAZÍVEL, CRIATIVA E RECRIADORA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O ESPAÇO RESERVADO AO ENSINO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDES
QUANDO A POESIA VAI À ESCOLA: PRÁTICA COM O CÍRCULO DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEXTO, GÊNERO E TRANSITIVIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO GÊNERO RESENHA FÍLMICA
MEME NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO PRODUTOR DE TEXTOS: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E DISCURSIVAS ENTRE GÊNEROS
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO
A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DA IMAGEM LITERÁRIA EM FOTOGRAFIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A TRADUÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA EM FOTOGRÁFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
UMA ANÁLISE SOBRE A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7o ANO
LITERATURA POPULAR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A POESIA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A “LINGUAGEM PROIBIDA” NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA PARA ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM
NANOCONTO: LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DE LEITORES-AUTORES
OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR NO 6° ANO: UMA PERSPECTIVA DIDÁTICO- LINGUÍSTICA
PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DA REFERÊNCIA TEXTUAL EM RELATOS HISTÓRICOS SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO ÂMBITO DO DEBATE REGRADO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EJAI
OS TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA
APRENDER A GOSTAR DE LER A PARTIR DA LITERATURA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM INTERPRETAÇÃO E PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS EM UMA TURMA SOCIOLINGUISTICAMENTE HETEROGÊNEA
ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II
Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela
Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no Ensino Fundamental II