Dissertações

Documento

INTERESSES DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Instituição: ufsc_flo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis-SC

Aluno: Bruna Carolina Alves

Documento

VARIAÇÃO NOS PRONOMES TU E VOCÊ E NA CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME TU EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Instituição: ufsc_flo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis-SC

Aluno: JULIANA FLOR

Documento

ORALIDADE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: DAYANNA DE PAULA MARIANI DOS SANTOS SANTANA

Documento

O RESUMO ESCOLAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: JAQUELINE ELIZE PEREIRA LIMA

Documento

A INFORMATIVIDADE PRESENTE NAS TIRINHAS DE HUMOR: PARAUMA LEITURA RESPONSIVA ATIVA

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: MARIA DA CONCEIÇÃO GALDINO DE OLIVEIRA

Documento

O CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS: PRÁTICA COM MEMÓRIAS QUASE PÓSTUMAS DE MACHADO DE ASSIS (2014), DE ÁLVARO CARDOSO GOMES

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: JULIANA GARCIA MARTINS DE LIMA

Documento

Estratégias metacognitivas a serviço da compreensão leitora: uma proposta com textos instrucionais e didáticos de ciências

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: GLAUCIA MORAES CAMARGO

Documento

A FORMAÇÃO DO LEITOR E O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO:UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DO 4º ANO DOENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: LUCIANE RODRIGUES SALES MARCHETTO

Documento

UMА PROPOSTА HISTÓRICO-CRÍTICА PАRА АBORDАGЕM DА VАRIАÇÃO LINGUÍSTICА ЕM SАLА DЕ АULА

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: SILMАRА АPАRЕCIDА PONCIАNO

Documento

LITERATURA E ORALIDADE NAS SÉRIES INICIAIS:APLICAÇÃO DO MÉTODO CRIATIVO

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: VANESSA FERREIRA NEVES

Documento

LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO SILÊNCIO EM VIDAS SECAS

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: FABÍOLA ADRIANA DE MACEDO BARROS

Documento

GÊNEROS DA CULTURA POPULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: CLEBER LEITE DE LIMA

Documento

CAUSALIDADE E CONTRASTE EM ARTIGO DE OPINIÃO: UMA INTERVENÇÃOPEDAGÓGICA FUNCIONALISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: ANA CARLA DE SOUSA FERREIRA

Documento

PROJETO DE LETRAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Instituição: ufrn_nat, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal-RN

Aluno: CHRISTOFFER CARVALHO MEDEIROS

Documento

LITERATURA E CINEMA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERSEMIÓTICA DE TRADUÇÃO NO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: WILSON BEZERRA

Documento

MULTILETRAMENTOS E CRITICIDADE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MULTIMODAL DO GÊNERO CAPA DE REVISTA

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: TIAGO ALMEIDA DO NASCIMENTO

Documento

PUBLICIDADE NA SALA DE AULA: a intergenericidade na construção da consciência crítica do aluno do 6o ano a partir da leitura de gênero do mundo real

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: TAINA DE SOUSA DOS ANJOS

Documento

GÊNERO TIRA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO CONTRA O PRECONCEITO E AS DESIGUALDADES NA ESCOLA EM TURMAS EJAI V: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: SAMANTHA MARIA DE MEDINA FERREIRA

Documento

O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA MULTISSERIADA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: MARCIKELE DA SILVA DIAS

Documento

Questões de violência contra a mulher nas notícias jornalísticas on-line: uma proposta de letramento midiático para os alunos da EJA

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: LUCIENE MARIA DOS SANTOS

Documento

REDE DE GÊNEROS E INTERTEXTOS NA PRODUÇÃO DE REQUERIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJAI

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ELISSANDRA MARCAL SERAFIM DE SANTANA

Documento

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIDADES TECIDAS ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL RELATO DE MEMÓRIA

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: EDVALDO PEDRO DA SILVA

Documento

MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de trabalho com o gênero relato pessoal em turmas de EJAI no contexto prisional

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: EDNALDO DOS MONTES BARBOSA

Documento

Narrativas fotográficas a partir de microcontos: uma proposta de tradução intersemiótica para o desenvolvimento do letramento literário no 9o ano do ensino fundamental

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: CAIO CEZAR VIANA DE FREITAS

Documento

ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS À LUZ DOS ESTUDOS RETÓRICOS DE GÊNERO E DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANA ROBERTA DA SILVA

Documento

DA FOTONARRATIVA À PRODUÇÃO DE RELATOS: DIÁLOGOS DIDÁTICOS ENTRE O PROCESSO DE TRANSDUÇÃO E O LETRAMENTO MULTIMODAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANA PAULA DA SILVA SOARES

Documento

OS QUADRINHOS VÃO À ESCOLA: a produção de significados multimodais em HQs no 9o ano do ensino fundamental a partir do letramento visual

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ALEX MARCELO DA SILVA ARAUJO

Documento

O ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, E OUTRAS VOZES DA NEGRITUDE FEMININA: uma proposta metodológica para o letramento literário no 9º ano

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ALESSANDRA GEORGIA DE ALBUQUERQUE SALUSTIANO

Documento

POR UMA LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: SEVERINO MOISES DE OLIVEIRA

Documento

RESENHA DE FILMES E SÉRIES: PROTAGONIZANDO OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: PATRICIA KELLY DA SILVA LOBO

Documento

EM CENA: UMA PROPOSTA DE LEITURA SEMIÓTICA DO SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, PARA O 9o ANO, ATRAVÉS DE OFICINAS EM UM CADERNO DIDÁTICO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: MARIA DUCILENE MEDEIROS CARNEIRO

Documento

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO BASEADO NO GÊNERO INFOGRÁFICO DIDÁTICO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: LUCICLEIDE CABRAL DE AGUIAR

Documento

DO CONTO DE MISTÉRIO AO VLOG DE RESENHA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: KASSIA PEDROSA DE AMORIM

Documento

O LÉXICO NA PERSPECTIVA DA TEXTUALIDADE: UM GUIA DIDÁTICO PARA TURMAS DO EJAI A PARTIR DE NOTÍCIAS SOBRE A INDÚSTRIA TÊXTIL E SEUS EFEITOS COLATERAIS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: FIRMA JEAN DE MEDEIROS LIMA

Documento

LETRAMENTO MULTIMODAL E ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CHARGE NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: EMANUELLE FERNANDA DE PAULA BORGES

Documento

ESTUDO DE CONTOS POPULARES ATRAVÉS DO MÉTODO RECEPCIONAL: PRODUÇÃO DE GUIA PRÁTICO COM PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O 7o ANO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ELAINE PRISCILA DE ARAUJO SOUZA DA CONCEICAO

Documento

PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS PARA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: DANIELE CRISTINA DA SILVA

Documento

EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ADVINDA DE GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DOS ARGUMENTOS: UM ESTUDO DA METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ALINE DA ROCHA CHAPOVAL

Documento

PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM TURMAS DO 9° ANO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO GÊNERO RESENHA PARA VLOG

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ALMENI MARIA SILVA DE ARAUJO

Documento

AS ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA E COESÃO ARGUMENTATIVA EM JUSTIFICATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANGELA BARBOSA DE SANTANA

Documento

O MEME COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANA CRISTINA MACHADO DA SILVA

Documento

LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 8º ANO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: WESLEY MOREIRA ALENCAR PEREIRA

Documento

DIÁLOGO ENTRE O LETRAMENTO E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS A FAVOR DA LEITURA DE TIRAS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: VALDIR GOMES GAIAO

Documento

TRANSPOSIÇÃO DA FALA NA ESCRITA: UM OLHAR SOBRE APAGAMENTO DE GRAFEMAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO 6° ANO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: SANDRA DA SILVA SA PENA

Documento

LER PARA ESCREVER E HIBRIDIZAR PARA APRENDER: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DO SISTEMA DE CONJUNÇÃO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ROSEANE PHABRICIA SAMPAIO PORTELA

Documento

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO EPISTOLAR: AS CARTAS DE PADRE CÍCERO

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Diana de Meneses Lima

Documento

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ROGERIO DE ANDRADE SOUSA

Documento

O FACEBOOK MEDIANDO AS HABILIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Ana Cátia Alves da Silva

Documento

ANÁLISE DOS FATORES DE COERÊNCIA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 6º ANO VEICULADOS VIA FACEBOOK

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Paula Verônica Ferreira Rodrigues

Documento

A LEITURA E A ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO COMO ATIVIDADES APRAZÍVEL, CRIATIVA E RECRIADORA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: PRISCILA MIRELE LINS GOMES

Documento

 O ESPAÇO RESERVADO AO ENSINO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDES

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Ana Maria Fernandes Anacleto

Documento

QUANDO A POESIA VAI À ESCOLA: PRÁTICA COM O CÍRCULO DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: uenp_cp, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) - Cornélio Procópio-PR

Aluno: JACQUELINE BARROS FRANCISCO

Documento

CONTEXTO, GÊNERO E TRANSITIVIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO GÊNERO RESENHA FÍLMICA

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: PEDRO FELIPE DA SILVA SANTOS

Documento

MEME NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO PRODUTOR DE TEXTOS: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E DISCURSIVAS ENTRE GÊNEROS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: NARA MARIA ALVES DE OLIVEIRA

Documento

A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Francisca Lucélia Saldanha de Sá Pereira

Documento

A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DA IMAGEM LITERÁRIA EM FOTOGRAFIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: JOSIEL JORGE DA SILVA MELO

Documento

A TRADUÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA EM FOTOGRÁFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: JOSEANE GONCALO DA SILVA

Documento

UMA ANÁLISE SOBRE A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7o ANO

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: GLEIKA RODRIGUES BARBOSA DE AGUIAR

Documento

LITERATURA POPULAR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A POESIA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ELIZA RODRIGUES DA SILVA

Documento

A “LINGUAGEM PROIBIDA” NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA PARA ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: DANIEL JUNIO PEREIRA DA SILVA

Documento

NANOCONTO: LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DE LEITORES-AUTORES

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: DANIEL ARENA ERMINIO DA SILVA

Documento

OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR NO 6° ANO: UMA PERSPECTIVA DIDÁTICO- LINGUÍSTICA

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ARYANE VANUSA CAVALCANTI ALVES

Documento

PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DA REFERÊNCIA TEXTUAL EM RELATOS HISTÓRICOS SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANELINE DE ALBUQUERQUE AZEVEDO BARBOSA

Documento

OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO ÂMBITO DO DEBATE REGRADO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EJAI

Instituição: upe_naz, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Nazaré da Mata-PE

Aluno: ANDRE FABIANO PACIFICO

Documento

OS TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Maria do Socorro Oliveira Dias

Documento

APRENDER A GOSTAR DE LER A PARTIR DA LITERATURA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Instituição: uern_pdf, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) - Pau dos Ferros-RN

Aluno: Francisca Andrelino de Araujo

Documento

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM INTERPRETAÇÃO E PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS EM UMA TURMA SOCIOLINGUISTICAMENTE HETEROGÊNEA

Instituição: unioeste_cas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel-PR

Aluno: LUCIANA ESPINDOLA

Documento

ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Instituição: unioeste_cas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel-PR

Aluno: IZANA STAMM BROL

Documento

Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II

Instituição: ifes_vix, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Vitória-ES

Aluno: TAÍS LEONARDELLI SOCOLOTO

Documento

Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela

Instituição: ifes_vix, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Vitória-ES

Aluno: JOCELENE BROETTO SCALZER

Documento

Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental

Instituição: ifes_vix, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Vitória-ES

Aluno: JÉSSICA FIGUEIREDO PAULUCIO

Documento

A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no Ensino Fundamental II

Instituição: ifes_vix, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Vitória-ES

Aluno: RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA

whatsapp button