LEITURA NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO
MÚSICA DE PROTESTO PARA O PENSAR CRÍTICO E O FAZER POÉTICO NA ESCOLA
PARA UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA-SIGNIFICATIVA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE DIÁRIO DE LEITURA E VLOGLITERÁRIO
“TEMPO DE APRENDER”: LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICA SOCIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS(AS) EDUCANDOS(AS) DA EJA
GÊNEROS DO HUMOR E TIPOLOGIA DE MEME: CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA CRÍTICA DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PODCAST: RECURSO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
REPRESENTATIVIDADE E PERTENCIMENTO: VOZES NEGRAS ECOAM ENTRE OS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DO CONSTITUINTE ORACIONAL SUJEITO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A APRENDIZAGEM DA CONCORDÂNCIA VERBAL E O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM
AS APARÊNCIAS ENGANAM: A LEITURA DE PUBLICIDADES RELACIONADAS AO CONSUMISMO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A PRODUÇÃO DE CRÔNICAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FESTA DE VAQUEIROS E FAZENDEIROS NAS HISTÓRIAS DE ITATIAIA DO ALTO BONITO
CRÔNICAS DA JUVENTUDE E OS RETRATOS DE SI: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOS CONTOS DE FADAS À LITERATURA DE CORDEL: LEITURA, ESCRITA E VALORES HUMANOS NA ESCOLA
A CURADORIA DIGITAL COMO RECURSO CONTRA A DESINFORMAÇÃO: UM PROTÓTIPO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DE TEXTOS MULTILETRADOS NO AMBIENTE VIRTUAL
A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
AS APARÊNCIAS ENGANAM: A LEITURA DE PUBLICIDADES RELACIONADAS AO CONSUMISMO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MEMÓRIAS DOS CONFINS DA ILHA: DO AMBIENTE FAMILIAR ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – UM DEDO DE PROSA ENTRE O PRESENTE-PASSADO PARA PRODUÇÕES NARRATIVAS
CRENÇAS E ATITUDES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À LÍNGUA DE SUA COMUNIDADE: O PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS SOCIOLINGUÍSTICAS QUE FORTALEÇAM A IDENTIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL
O TEATRO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE VALORES HUMANOS
LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: A EXPERIÊNCIA DO FEMININO NOS CONTOS DE AUTORIA INDÍGENA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A LEITURA DE CONTOS POPULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DISCURSIVA E PROPOSTA DE ENSINO.
LITERATURA DE CORDEL: DESENVOLVENDO A LEITURA E A ESCRITA CRIATIVA NA ESCOLA
POESIA AFRO-BRASILEIRA E “ESCREVIVÊNCIA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO E EMANCIPAÇÃO HUMANÍSTICO-SOCIAL
QUANDO A PALAVRA RASGA O SILÊNCIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CRÍTICA POR MEIO DE CRÔNICAS AFRO-BRASILEIRAS
LEITURA E ESCRITA A PARTIR DE TEXTOS MULTIMODAIS
AUTOBIOGRAFIA COMO RESSIGNIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
O SAMBA DE RODA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR NA ESCOLA
O LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR JUVENIL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O MINICONTO NAS TESSITURAS DO LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA COM MININARRATIVAS NO 6º ANO
TEATRELETRANDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS LETRADAS À LUZ DE LETRAMENTOS SOCIAIS ATRAVÉS DE TEXTOS DO LAMPARINAS DO SERTÃO
LUZ, CÂMERA, EMOÇÃO…UMA AVENTURA INTERVENTIVA NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
O DIREITO AO LETRAMENTO VERNACULAR: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE PONTUAÇÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA DO GÊNERO CRÔNICA
DO VIRTUAL PARA O REAL: FANFIC COMO ESTRATÉGIA DE ESCRITA NA ESCOLA
MÚSICA NA SALA DE AULA: O FAZER POÉTICO A PARTIR DO RAP E DO SAMBA
PARA UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA-SIGNIFICATIVA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE DIÁRIO DE LEITURA E VLOG LITERÁRIO
A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃOLEITORA A PARTIR DO CORDEL
ENTRE RECEITAS E RÓTULOS: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM OS GÊNEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM NA ESFERA FAMILIAR
LER HISTÓRIAS SOBRE QUILOMBOS: UMA VIAGEM PELO UNIVERSO DOS CORDÉIS
PRODUÇÃO DE CARTA ABERTA EM TURMA DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
ENTRE VASOS DE BARRO E POEMAS DA TERRA: A LITERAPERFORMANCE EM PRÁTICAS DE LEITURAS ORAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DESAFIOS DA ORALIDADE: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E ADEQUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA
ENTRE OS CÍRCULOS, AS SACOLAS DE LEITURA E A NOTA AFETIVA: AS CRÔNICAS COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
O GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA COMO INCENTIVO À ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA AUTORAL DA PROFESSORA E DOS ALUNOS
LEITURA LITERÁRIA E IDENTIDADE: OUTRAS CENTRALIDADES NO UNIVERSO ESCOLAR
DO EXPLÍCITO AO IMPLÍCITO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA
LUZ, CÂMERA, EMOÇÃO…UMA AVENTURA INTERVENTIVA NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
LETRAMENTO LITERÁRIO E POESIA AFRO-BRASILEIRA: POETIZANDO AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LER E ESCREVER POESIA: UM DESPERTAR DA NATUREZA ARTÍSTICA DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
O “GLORIOSO SÃO JOSÉ”: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE LEITURA E IDENTIDADE ATRAVÉS DAS TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
REPORTAGENS E CARTAS DO LEITOR: UM PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A INTERFACE SINTAXE TEXTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
MULTILETRAMENTO NA SALA DE AULA: O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA
LEITURA NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO
“A POESIA É TÃO BELA… MAS ELA AINDA NÃO ESTÁ(VA) AQUI!”: A POESIA PERIFÉRICA E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA
PERIFERIA EM CENA – VIVENCIANDO TEATRALIDADES, CONSTRUINDO CIDADANIA: LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS PERIFÉRICAS ATRELADAS A MÚSICAS DE IGOR KANNÁRIO
INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE NOS PROCESSOS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS TIRAS EM QUADRINHOS: PROPOSTA DE OFICINAS PARA UMA TURMA DE 7º ANO
DA PLAYLIST COMENTADA À RESENHA: O USO DE GÊNEROS EM INTER-RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA DOS ESTUDANTES DO 9ºANO
“A PALAVRA COMO ELA É”: O TRATAMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E CONFIGURAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
MULTIMODALIDADE E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM AS TIRINHAS DO ARMANDINHO
COESÃO E COERÊNCIA NO GÊNERO NOTÍCIA: UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO TEXTUAL
A LITERATURA INFANTOJUVENIL AFRO-BRASILEIRA: ROMPENDO O SILÊNCIO E DESMONTANDO ESTEREÓTIPOS NA SALA DE AULA, A PARTIR DE A COR DA TERNURA E HISTÓRIAS DA PRETA
CONTEÚDOS DA ORALIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O GÊNERO DISCURSIVO SEMINÁRIO ESCOLAR
A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
“ERA UMA VEZ…” UM MUNDO ENCANTADO DA CRIATIVIDADE PARA FORMAÇÃO LEITORA
DESAFIOS DA INTERPRETAÇÃO: MEMES COMO ATIVIDADES DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LITERATURA INFANTOJUVENIL AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE CULTURAL E REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM HISTÓRIAS DA PRETA, DE HELOISA PIRES LIMA
RETEXTUALIZAÇÃO, SALA DE AULA E PANDEMIA: UMA PROPOSTA PARA RETEXTUALIZAR OS QUADRINHOS PARA TEXTO FICCIONAL NARRATIVO ESCRITO
O CONTO DE MISTÉRIO EM DÍADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA GENÉTICA TEXTUAL E DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DE 9º ANO
A CONCORDÂNCIA VERBAL DE 1ª E 3ª PESSOAS DO PLURAL: JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS DESVIOS ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7ºANO DE ESCOLAS DA ZONA RURAL DE CARUARU – PE
O GÊNERO CANÇÃO E O POSICIONAMENTO CRÍTICO DO ESTUDANTE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ORALIDADE E ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL EM SEMINÁRIO
A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL COM 3ª PESSOA DO PLURAL NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CACHOEIRINHA – PE
A PRODUÇÃO DE ROTEIROS COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA DE ESCRITA PARA SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE
PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: REFLEXÃO E RECONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA
LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE MANCHETE DIGITAL IMPRESSA E A PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS NA SALA DE AULA
LER OU NÃO LER, EIS A QUESTÃO: LETRAMENTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IMAGINÁRIO, PRINCESAS NEGRAS E LITERATURA INFANTOJUVENIL: POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMANDO LEITORES CRÍTICOS: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO COM A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
DO CONTO AOS QUADRINHOS: O PAPEL DA RETEXTUALIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
ESTÉTICA DA RECEPÇÃO NA OBRA POEMA SUJO DE FERREIRA GULLAR: A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O GÊNERO FAKE NEWS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DO LETRAMENTO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
AS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DE 6ºANO: ANÀLISE E INTERVENÇÃO A PARTIR DA ESCRITA ESCOLAR E DO OLHAR DOCENTE
TIRINHAS HUMORÍSTICAS NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO: DESCRITOR DO SAEPE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DO 9º ANO
LEITURAS DE O MULATO: A PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA
O CONTO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O GÊNERO CONTO EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA TURMA DA 3ª FASE DA EJA, NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM – PE
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA
O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA EJA
PRODUÇÃO DO GÊNERO AUTOBIOGRAFIA: A ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL E DISCURSIVO DA SALA DA EJA IV FASE
LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO USO DAS MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PETROLÂNDIA – PE
ENSINANDO PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DE CARTA ABERTA: MOVIMENTOS RETÓRICOS, ARGUMENTAÇÃO E TESSITURA TEXTUAL
PROJETO DE LETRAMENTO NA EJA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO MEDIADA PELO HIBRIDISMO ENTRE OS GÊNEROS AUTOBIOGRAFIA E CORDEL
O USO PEDAGÓGICO DO FACEBOOK: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PÊCHEUX NA “CELA” DE AULA: SUJEITO, LÍNGUA E DISCURSO NA PRODUÇÃO DE CARTAS PESSOAIS
LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL A PARTIR DA ESCRITA EMERGENTE DOS YOUTUBERS
A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO AXIOLÓGICA DO GÊNERO VERBO-VISUAL CHARGE POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM BAKHTINIANA
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARGUMENTATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES TIPOS DE ARGUMENTOS EM TEXTOS DE OPINIÃO DE ESTUDANTES DO 5º ANO
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: PRÁTICA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO ERUDITO AO POPULAR
QUADRINHOS EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DE 8º ANO
DA ENTREVISTA A NARRATIVAS PESSOAIS: PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO POVOADO BOCA DA MATA EM ATALAIA/AL
“BIRUTA” E “A DISCIPLINA DO AMOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES: LETRAMENTO LITERÁRIO E O JOGO DO TEXTO NA RECEPÇÃO DE ALUNOSLEITORES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A CULTURA DO CANCELAMENTO: UM ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA PRODUÇÃO E ANÁLISE DE PODCAST
TEARES MÁGICOS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MINIRRELATOS E MINICONTOS A PARTIR DE NARRATIVAS DE MARINA COLASANTI
A LEITURA DE MUNDO A PARTIR DO RAP: COMPREENSÃO LEITORA E ANÁLISE CRÍTICA DE ALUNOS/AS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS
ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA AVALIAÇÃODAS ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AOS TRAÇOSGRADUAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA
“NARRAR E CURAR”: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
PERSPECTIVA DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEXTO TEATRAL LISBELA E O PRISIONEIRO
A TRAGÉDIA AMOROSA PORTUGUESA RETRATADA POR MEIO DO GÊNERO EPISTOLAR – SÉCULO XVII AO SÉCULO XX: VOZES QUE ECOAM DE SÓROR MARIANA ALCOFORADO À FLORBELA ESPANCA
PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A (IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA A PARTIR DAS TIRINHAS DE ‘UM SÁBADO QUALQUER’
A LEITURA DOS CONTOS DE MARINA COLASANTI COM BASE NO LETRAMENTO LITERÁRIO, NA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E NA CONTRIBUIÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO DO 8ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA DE CHARGES VIA WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
INTERFACE FONÉTICA X ORTOGRAFIA: A REPRESENTAÇÃO DA CODA SILÁBICA NA ESCRITA DE ALUNOS DA EJA
A PRODUÇÃO ESCRITA ESCOLAR DO GÊNERO RESUMO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DESSA ATIVIDADE DE RETEXTUALIZAÇÃO
A PONTUAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM FÁBULAS CONTEMPORÂNEAS
ARGUMENTAÇÃO NA ORALIDADE: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DOS GÊNEROS DIÁLOGO ARGUMENTATIVO E DEBATE
PRÁTICAS DE LETRAMENTO E MULTIMODALIDADE: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO COMO SUPORTE O WHATSAPP
REPENSANDO O ENSINO DE ORTOGRAFIA NO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
MULTIMODALIDADE TEXTUAL: PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PRODUÇÃO DE CORDÉIS NA ESCOLA: CRIATIVIDADE, PERTENCIMENTO E ORALIDADE
A GÍRIA NOSSA DE CADA DIA: O USO DE GÍRIAS POR ESTUDANTES DA EJA EM SITUAÇÕES INTERACIONAIS DE SALA DE AULA
O GÊNERO DRAMÁTICO NA SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES RACIAIS
RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE ORTOGRAFIA NO 6º ANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO
OLHARES COTIDIANOS E INSTAGRAM: POSSIBILIDADES DE LEITURAS POÉTICAS
LITERAVIVÊNCIAS, USOS E SENTIDOS:EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A POESIA AFROBRASILEIRACONTEMPORÂNEA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS NA ESCOLA: DA MULTIMODALIDADE AO LETRAMENTO EM MARKETING
O GÊNERO ENTREVISTA NO 9º ANO: UMA ANÁLISE DA RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE LEITURA
COMPREENSÃO LEITORA DE CANÇÕES DE PROTESTO: A PALAVRA A SERVIÇO DA RESISTÊNCIA
O PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DO LETRAMENTO VISUAL AOS MULTILETRAMENTOS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS CURTOS NA ESCOLA
LEITURA E QUADRINIZAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
A REESCRITA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO TEXTUAL
LEITURA DE CONTOS AFRO-BRASILEIROS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NO CONTEXTO INCLUSIVO
PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE ARGUMENTAR
USO DOS TIPOS DE INFERÊNCIA NA LEITURA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA COMPREENSÃO TEXTUAL Volume 1
A VOZ E O PODER DO TEXTO LITERÁRIO AFRO-BRASILEIRO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
A AUTOBIOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Volume 2
A ORALIDADE NA SALA DE AULACOM O GÊNERO DEBATE
CLÁSSICOS ADAPTADOS E FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE (RE) ENCONTRO ENTRE O TEXTO LITERÁRIO E O JOVEM LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CRUZADAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
CADERNOS NEGROS EM CENA :PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ESCRITAS EM DIÁLOGO COM A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PRODUÇÃO TEXTUAL E ARGUMENTAÇÃO NO 9º ANO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
MULTILETRAMENTOS E CRIATIVIDADE: DOS POEMAS IMPRESSOS AOS INFOPOEMAS
A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A ESCRITA DO GÊNERO BIOGRAFIA
A ARGUMENTAÇÃO NOS ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
LITERATURA INDIGENA: UM INSTRUMENTO POSSÍVEL DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
CORPOS ESTRANHOS: FIANDO E DESFIANDO O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA
PRÁTICAS DE ESCRITA MULTIMODAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM PRODUÇÃO TEXTUAL
SUPORTES DIGITAIS E A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II :UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
O INFOGRÁFICO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA LEITURA DE GÊNEROS MULTIMODAIS
O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE SUJEITOS SURDOS E OUVINTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
ÊNFASE À LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
AS DIFICULDADES NA REPRESENTAÇÃO ESCRITA EM TURMAS DE 6° ANO
FILME “VIDA MARIA” COMO ESTÍMULO PARA NARRATIVAS ORAIS DE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
PLANEJAMENTO E REESCRITA DO GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
CONTOS AFRO-BRASILEIROS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM A LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
NARRATIVAS ORAIS : DOS FILMES ANIMADOS AOS ENREDOS CRIATIVOS NA ESCOLA
SEQUÊNCIA BÁSICA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA DE CONTOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
INFERÊNCIA: UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA ACONSTRUÇÃO DO SENTIDO NA LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS
ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
LEITURA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE INFERIR
A ARGUMENTAÇÃO E O FÓRUM DE DISCUSSÃO VIRTUAL: UMA QUESTÃO DE LETRAMENTO
PRÁTICAS DE ORALIDADE: NARRAÇÃO DO LIVRO VISUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DE HETEROGENEIDADE TIPOGRÁFICA
“CETO DIA DOIS COLEGA SAIRO PARA PASIA…”: UMA ANÁLISE DAS MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 5º ANO
O JORNAL DE LITERATURA E O ENSINO DO TEXTO: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO
A POÉTICA DE CORA CORALINA E O PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (EJA): O DESNUDE DE INJUSTIÇAS SOCIAIS
CHARGE: LEITURA MULTIMODAL E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA TURMA DO 8º ANO
MULTIMODALIDADE E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO TIRA
SIGNOS E SIGNIFICADOS NA POESIA MARGINAL DOS ANOS 70: UMA PROPOSTA DE LEITURA SEMIÓTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICA SOCIAL: A PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO POR ALUNOS DE 9º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PERNAMBUCANA
JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
FACEBOOK E ENSINO DE GÊNEROS: UMA EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA COM O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM SEU CONTEXTO DE USO
(RE)ESCREVENDO VIDAS: AUTOBIOGRAFIAS DE JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO
ORALIDADE E ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL JÚRI SIMULADO
GÊNERO CRÔNICA PRODUZIDO POR FINALISTAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCOLHAS LÉXICO-GRAMATICAIS DE AVALIATIVIDADE E CICLO DE APRENDIZAGEM
O USO DO FOLHETO DE CORDEL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO
ARTIGO DE OPINIÃO: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A ESCRITA ARGUMENTATIVA EM UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO ESCRITA: O ARTIGO DE OPINIÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA NO 9º ANO
BLOG COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMENTÁRIOS EM CENA
O TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO
LEITURA DE MANCHETES POLÍTICAS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA: UM ESTUDO DOS ELEMENTOS DE TRANSITIVIDADE SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
SMARTPHONE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LIDANDO COM CONJUNTOS E SISTEMAS DE GÊNEROS EM ATIVIDADES NO WHATSAPP
LEITURA DE IMAGENS – PINTURAS: INVESTIGANDO O ALFABETISMO VISUAL NUMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIREITOS HUMANOS E AFRICANIDADE
IRONIA NO SLAM: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ACOMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DE 9º ANO
A COR DA TERNURA :ROMPENDO O SILÊNCIO E DESVELANDO O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
A PRODUÇÃO ESCOLAR DO GÊNERO ENTREVISTA: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO PRÁTICA DA ESCRITA
LEITURA DE POESIA E CORDEL NA ESCOLA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EXPERIÊNCIA DA LITERATURA COMO HUMANIZAÇÃO, MEMÓRIA E PERTENCIMENTO
MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: LENDO E COMPREENDENDO GRÁFICOS
TRADUZINDO EM PALAVRAS: DA LEITURA DE IMAGENS À PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS
LEITURA E LITERATURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO ROMANCE “MENINO DE ENGENHO” DE JOSÉ LINS DO REGO
TERMOS ORACIONAIS NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL: O ENSINO DE SINTAXE ALÉM DA METALINGUAGEM Volume 2
TERMOS ORACIONAIS NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL: O ENSINO DE SINTAXE ALÉM DA METALINGUAGEM Volume 1
O FÓRUM E O CHAT NO FACEBOOK: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL
CONHECIMENTO PRÉVIO E COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
O ESTUDO DA REFERENCIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPPSTA DE INTERVENÇÃO VOLUME 2
O ESTUDO DA REFERENCIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO VOLUME 1
LENDO CHARGES E TIRINHAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA DO TEXTO MULTIMODAL
ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÂO DO LEITOR CRÍTICO E AUTÔNOMO
LEITURA, LITERATURA E HIPERMÍDIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA EM AMBIENTE DIGITAL
A LITERATURA DE CORDEL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UM NOVO FAZER POÉTICO NA ESCOLA: MULTILETRAMENTOS LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA DE IMAGENS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
O GÊNERO TEXTUAL FÁBULA: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR E ESCRITOR
PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DE LEITURA E DEBATES NA ESCOLA
A IMPORTÂNCIA DO CONFLITO PARA O DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA: ANÁLISE DOS MICROCONTOS DE VERA DUARTE
A LITERATURA INDÍGENA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
“TIA, A MINHA RESPOSTA ESTÁ ERRADA!” A CONSCIÊNCIA DO ATO DE APRENDER: ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO CICLO ALFABETIZADOR
LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCUTA COMO PRÁTICA NA SALA DE AULA
FALANDO SOBRE RACISMO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DA RODA DE CONVERSA NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE UM TEMA TRANSVERSAL
A LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: AS SERPENTES QUE ROUBARAM A NOITE, DE DANIEL MUNDURUKU
A ESTRUTURA E A GESTÃO CONVERSACIONAL DO DEBATE REGRADO: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA RELAÇÃO DO ALUNO COM O PATRIMÔNIO PÚBLICO DA ESCOLA
O ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS E DAS NOVAS PRÁTICAS DIGITAIS: LETRAMENTOS E NARRATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPREENSÃO LEITORA E METACOGNIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DA LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA
LITERATURA DE AUTORIA NEGRA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO MEMÓRIASLITERÁRIAS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DA ORALIDADE PARAA ESCRITA
O TERROR EM CÓDIGO: A LEITURA E A ESCRITA ENTRE OS MISTÉRIOS DOSQUADRINHOS E OS MICROCONTOS NO AMBIENTE DIGITAL
A PRODUÇÃO TEXTUAL EM PAUTA: O INSTAGRAM NO INCENTIVO ÀESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTRATÉGIAS DE LEITURA DIGITAL NO BLOG “LER É DIVERSÃO” NO 8º ANO DOENSINO FUNDAMENTAL
LITERATURA DE TESTEMUNHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:DITADURA E MEMÓRIA EM CONTOS DE BERNARDO KUCINSKI
O ENSINO DA VARIAÇÃO DA LÍNGUA POR MEIO DO GÊNEROENTREVISTA: ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICAEDUCACIONAL
ACORDECORALINE EAEMBLEMÁTICAEXPRESSÃO CORDEPELE UMAPROPOSTA DE LEITURALITERÁRIA À LUZ DA LEINOSANOSINICIAISDOENSINOFUNDAMENTAL
AS CONTRIBUIÇÕES DO PADLET PARAALEITURADIGITAL DAS CRÔNICASDE CLARICE LISPECTOR NAS AULAS DELPNOENSINOFUNDAMENTAL
A RETEXTUALIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS SOB UMA ABORDAGEMEPILINGUÍSTICA: TRABALHANDO LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
O PODCAST NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTODE PRÁTICAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
EDUCAÇÃO LITERÁRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAESCOLA: DIÁLOGOS COM A POESIA DE ELISA LUCINDA
AS CANTIGAS DE CALANGO DO CAPARAÓ NA SALA DE AULA: CULTURALOCAL COM EPILINGUAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LER E COMPREENDER NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO SOBRE A RELEVÂNCIA DA “INFORMATIVIDADE” PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFICIÊNCIA LEITORA
PRÁTICAS DE ARGUMENTAÇÃO COM BASE NO GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO EM SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
PRÁTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE LIVRE NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DO CÔMICO AO CRÍTICO: AS CRÔNICAS HUMORÍSTICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO SEGUNDO SEGMENTO DA EJA
A MODALIZAÇÃO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS E AS OPERAÇÕES DE LINGUAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
SOBRE O TEMPO: QUADRINHOS DA LAERTE E POEMAS DE MÁRIOQUINTANA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO
CONCEIÇÃO EVARISTO, ELIZANDRA SOUZA E MEL DUARTE: A LITERATURA NEGRA FEMININA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
O TESTEMUNHO E A POESIA DE ALEX POLARI NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
AS POTENCIALIDADES DO INSTAGRAM NO ENSINO DE GRAMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
NOIS VAI, NÓS VAMO E VAMOS! – OPERAÇÕES DE LINGUAGEM SOBRE CONCORDÂNCIA NO ENUNCIADO
O DIALOGISMO EM CANÇÕES-RAP: A RESPONSIVIDADE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E OS DIÁLOGOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS EMATIVIDADES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS SENTIDOS DA LEITURA NO SEGUNDO SEGMENTO DA EJA: UM DIÁLOGO COM OS CONTOS DE RUBEM FONSECA
AS LETRAS E O MUNDO NA SALA DE AULA:OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
CAMINHO DAS ÁGUAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINARPARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II PORMEIO DA LITERATURA PRODUZIDA NO ESPÍRITO SANTO
A LITERATURA COMO EXPERIÊNCIA: A RODA DE LEITURA E A FORMAÇÃODO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
GÊNERO DIGITAL FANFICTION: A CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIASDE ENSINO PARA A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINOFUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINOFUNDAMENTAL – DAS METODOLOGIAS DE ENSINO ÀS EXPERIÊNCIAS COMLEITURA
O USO DO GOOGLE DOCS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA:UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTODA ARGUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL
ARGUMENTAÇÃO POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS: UMAPROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
A POESIA NA SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
EQUILIBRANDO ENTRE A LEITURA E A ESCRITA: EXERCÍCIOS DEOPERAÇÕES DE LINGUAGEM E DE CRIATIVIDADE COM ALUNOS DO ENSINOFUNDAMENTAL
ADEQUAÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTOS: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
NAS TRAMAS DO HIPERTEXTO: A ESCRITA COLABORATIVA ATRAVÉS DOSCONTOS DE MISTÉRIO
O LÍRICO E O DIGITAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO NOENSINO FUNDAMENTAL
HIPERFICÇÃO E ROLEPLAYING GAMES: DOS JOGOS NARRATIVOS ÀSPRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO UNIVERSO MACANUDO:UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
OS PROCESSOS DE DITONGAÇÃO E MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ESTUDANTES DE 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DO GÊNERO CARTAZ DE PROTESTO
INTERSEMIOSE LITERÁRIA: ESTUDO DO CONTO NUMA PERSPECTIVA SOCIAL
FÁBULA: O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA INSTRUMENTALIZADA PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
O GÊNERO “REPORTAGEM DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA” COMO OBJETO UNIFICADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA
A LEITURA DE FOLHETOS DE CORDEL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO A CAMINHO DA FORMAÇÃO DO LEITOR NO 8° ANO
O GÊNERO CAUSO IBAITIENSE COMO EIXO ORGANIZADOR DO LETRAMENTO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estratégias de leitura literária para a formação do leitor: PNBE e Sala de Leitura no contexto paulista
PROFICIÊNCIA LEXICOGRÁFICA PARA PROFESSORES: O USO DE DICIONÁRIO EM SALA DE AULA
A CONSTRUÇÃO DE VERBETES COM BASE EM LETRA DE MÚSICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
O MÉTODO COMUNICACIONAL NO ENSINO DE LITERATURA: PROPOSTA DE LEITURA DE ERA UMA VEZ À MEIA NOITE, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR
FÁBULAS: A PRODUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO DESTINADO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIDÁTICA DA LEITURA SUBJETIVA: O SUJEITO LEITOR NO ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA
LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR DO PARANÁ
LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
O LETRAMENTO LITERÁRIO DO GÊNERO POÉTICO E A PRÁTICA DOCENTE
LEITURA E ESCRITA CRIATIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O MINOTAURO: LETRAMENTO LITERÁRIO NO LABIRINTO DE LOBATO
RECURSOS DA INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NOS TEXTOS DE COMENTÁRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FASE I
A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO MIDIÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
GÊNERO DE TEXTO PARA O ENSINO DA LEITURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM VISTA A SUPERAÇÃO DE LACUNAS DO CURRÍCULO E DOS TESTES EXTERNOS
CAPACIDADES DE LINGUAGEM: O ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ORAL POR MEIO DO DEBATE REGRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
CARTA-ARGUMENTATIVA DO LEITOR: ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA MEDIADO PELA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA INDÍGENA
A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA OBRA A MOCINHA DO MERCADO CENTRAL, DE STELLA MARIS REZENDE (2011): UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA
LEITURA LITERÁRIA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA SALA DE AULA: CÍRCULO HERMENÊUTICO DE PAUL RICOEUR
O GÊNERO TIRA DE HUMOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE LEITURA ENVOLVENDO TEXTOS VERBAL E VISUAL
O PRECONCEITO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM DEFESA DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
LEITURA DIALÓGICA DE TEXTOS/ENUNCIADOS NOTICIOSOS MATERIALIZADOS EM MEIO DIGITAL: DESAFIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
A LITERATURA DE AUTORIA CAPIXABA EM LIVROS FALADOS E AFORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
O GÊNERO DISCURSIVO CONTO DE FADAS COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
O CORDEL CAPIXABA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LETRAMENTO LEXICOGRÁFICO: O DICIONÁRIO NO ENSINO DO LÉXICO E O POTENCIAL DIDÁTICO PARA A INSCRIÇÃO DO ALUNO NO MUNDO DA ESCRITA
O GRIOT E AS NARRATIVAS DE TRADIÇÃO ORAL NA SALA DE AULA: NA TECITURA DA MEMÓRIA E ENSINO
VIVER E TECER HISTÓRIAS: A ANIMAÇÃO DE LEITURAPARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO INTERIOR PAULISTA
A EXPERIÊNCIA DE LEITURA A PARTIR DA LITERATURA DE TESTEMUNHO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O INSÓLITO EM CONTOS DA CULTURA POPULAR DE PARATY E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O GÊNERO DIÁRIO COMO EXPRESSÃO EMOCIONAL: UM INCENTIVO À PRÁTICA DA ESCRITA
VIVER DÓI: CONTRIBUIÇÕES DOS QUADRINHOS DE CHIQUINHA NA FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO
INFOGRÁFICO: UMA FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO
O GÊNERO TEXTUAL CONTO MARAVILHOSO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MINHA BIBLIOTECA, LER, CONTAR, ENCANTAR: EXPERIÊNCIAS POLIFÔNICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTOBIOGRAFIA: UMA PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA EJA
POESIA E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O 9º ANO
O POETRY SLAM E A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DEMOCRATIZANDO A LEITURA E A POESIA A PARTIR DA COMPOSIÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE SLAM NA ESCOLA
RELATOS ORAIS COMO INCENTIVADORES DA PRÁTICA DE LEITURA DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A VÍRGULA NAS OPERAÇÕES DE LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO SOB O VIÉS DA EPILINGUAGEM
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO GÊNERO CHARGE
A REFERENCIAÇÃO NA REDE DE NOÇÕES DOS ENUNCIADOS: OPERAÇÕES DE LÍNGUA(GEM) NO ENSINO FUNDAMENTAL II
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E CANÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA: LEITURA DE CONTOS DE PRODUÇÃO DE DIÁRIOS DE LEITURA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A INCIDÊNCIA DE TRAÇOS DESCONTÍNUOS EM EVENTOS FORMAIS DA FALA: ADEQUAÇÃO E MONITORAÇÃO LINGUÍSTICAS EM TURMAS DA EJA
NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGENS E OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO CONTO
O TEXTO POÉTICO POR MEIO DE SARAU LITERÁRIO: INTERVENÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
COMENTA.DA.MENTE: UM RECURSO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA
RELEITURA DE TEXTO E PARÓDIA: PRÁTICAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NO 9º ANO
LEITURA EM CENA NA ESCOLA: A ADAPTAÇÃO DE CONTOS MACHADIANOS AO TEATRO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
AS TIRINHAS DE ARMANDINHO NA SALA DE AULA: CAMINHOS PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
A NOÇÃO DE DEMOCRACIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
A LEITURA CRÍTICA COMO MECANISMO DE PROBLEMATIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
SUBSÍDIOS LINGUÍSTICOS PARA O TRABALHO COM A ORTOGRAFIA DE ALUNOS BILÍNGUES
A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO LEITOR DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA ESCOLA MUNICÍPIO DO RECIFE
UM OLHAR SOBRE O “MEU AMBIENTE”: AULA DE CAMPO E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM AUTISMO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES POR MEIO DAS OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
A ARGUMENTAÇÃO E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS NA PRODUÇÃO DE CRÔNICAS
EDUCAÇÃO LITERÁRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LEITURA DIALÓGICA DE IMAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: MOVIMENTOS MEDIADOS PELA IMAGEM SOB A ÓTICA BAKHTINIANA
O GÊNERO DIÁRIO NOS PROCESSOS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
ASPECTO VERBAL NA LÍNGUA PORTUGUESA: ABORDAGEM COM OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA PARA A INFERÊNCIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA
A INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA E ESTÓRIAS ESCRITAS: UM ESTUDO DE PROBLEMAS FONO-ORTOGRÁFICOS
DEBATE REGRADO NO LIVRO DIDÁTICO DA EJA: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO GÊNERO ORAL
O BORDADO MANUAL DE PASSIRA E O ENSINO DE LÍNGUA ORTUGUESA: CICLO DE APRENDIZAGEM, CULTURA E TRANSITIVIDADE
CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, GRAMÁTICA E CONTEXTO: UM ESTUDO DO USO DOS PROCESSOS EM ‘ESTÓRIAS’ NA ESCOLA
PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DOS GÊNEROS “CAPA DE REVISTA E COMENTÁRIO” NA ESCOLA
O TEXTO DE LITERATURA EM AULAS DE PORTUGUS: O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA E ESCRITA DO CONTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O NÍVEL DE LEITURA EM QUESTÃO: O CASO DA PROVA BRASIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
LETRAMENTO IDEOLÓGICO E INFORMATIVIDADE: A PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA
O PERCURSO GERATIVO DA SIGNIFICAÇÃO: A SEMIÓTICA COMO ESTRATÉGIA PARA LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 9º ANO
CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADO NO GÊNERO CONTO: UM ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL
LETRAMENTO LITERÁRIO: A LEITURA E A PRODUÇÃO DE CONTO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA: PROPOSTAS PARA PRÁTICA DA LEITURA EM UMA TURMA DO 8º ANO
O ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO PROJETO TELÁRIS: PORTUGUÊS DO 6º ANO: ANÁLISE E APLICABILIDADE DE PROPOSTAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
O TEXTO LITERÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO: DAS VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS ÀS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
O CONCEITO DE SUJEITO EMPREGADO POR DOCENTES EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LEITURA E COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
AS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O USO SOCIAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS ESTUDADOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – DA TEORIA À PRÁTICA
A POLIFONIA NAS NARRATIVAS MUSICAIS DE CHICO BUARQUE E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS E LETRAMENTO LITERÁRIO: UM TRABALHO COM CONTOS DE MARINA COLASANTI NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO
ENSINAR ARGUMENTAÇÃO ORAL POR MEIO DE TEMAS DE NOVELA
OS LIVROS PARADIDÁTICOS NA ESCOLA: CRITÉRIOS DE ESCOLHA APARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA JUVENIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR COM A OBRA TRÊSSOMBRAS DE CYRIL PEDROSA
A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO A PARTIR DE CÍRCULOS DE CULTURA FREIRIANOS: OFICINAS DE LEITURA JUNTO A EDUCANDOS DA EJA
ERA UMA VEZ: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÃO DE LEITURA DA OBRA MEU BICHO DE ESTIMAÇÃO, DE YOLANDA REYES
AS MINORIAS SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
EU SOU PARTE DE VOCÊ MESMO QUE VOCÊ ME NEGUE – AS IDENTIDADES E A FORMAÇÃO MULTICULTURAL DO LEITOR POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CANÇÃO
O GÊNERO TEXTUAL CARTA DE RECLAMAÇÃO: POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS
POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA: A SÍNDROME DE DOWN EM OLHOS AZUIS, CORAÇÃO VERMELHO, DE JANE TUTIKIAN (2005)
O GÊNERO NOTÍCIA: RESSIGNIFICAÇÃO DO MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA METODOLOGIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS
OS POEMAS QUE CIRCULAM NA ESCOLA O TRABALHO COM POEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
NAS ONDAS DO RÁDIO, NA FREQUÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: A RÁDIO COMO MOTIVADORA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO – O USO DE SMARTPHONES NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO TEXTUAL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II – UMA PROPOSTA DE TRABALHO ENVOLVENDO DISCIPLINAS DE ÁREAS DIFERENTES – INTEGRAÇÃO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE
LEITURA LITERÁRIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINOFUNDAMENTAL: DO CANÔNICO AO CONTEMPORÂNEO
O HIPERCONTO E A FORMAÇÃO DO LEITOR: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE ORALIDADE E DE ESCRITA NAS AULAS DE PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: O CONTATO ENTRE AS LÍNGUAS PORTUGUESA E HUNSRÜCKISCH EM MARECHAL FLORIANO, ES.
PUBLICIDADE PATROCINADA DO FACEBOOK: UMAPROPOSTA PEDAGÓGICA CONSTRUÍDA A PARTIR DAMETODOLOGIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROSPARA O TRABALHO COM A PRÁTICA DISCURSIVA DALEITURA
O ESTUDO DOS VERBOS COMO AÇÃO COGNITIVA PARA CONSTRUÇÃO TEXTUAL
AS MÍDIAS WHATSAPP E FACEBOOK NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
REESCRITA DE TEXTOS: OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
METÁFORA CONCEPTUAL – UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERPRETAÇÃO
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES CONTRIBUIÇÕES DOS QUADRINHOS DE HENFIL PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA
PRESENÇA DA CRÔNICA NA SALA DE AULA: FRUIÇÃO, LEITURA E ESCRITA
MEMÓRIA E ORALIDADE EM SANTA MARIA DE JETIBÁ: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL PARA A ESCRITA DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS
ENSINO E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO EM COMENTÁRIO ON-LINE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
O USO DA LINGUAGEM SINCRÉTICA NO ENSINO DE PRODUÇÃO DECRÔNICAS NARRATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
TRILHAS LITERÁRIAS INDÍGENAS COMO INSTRUMENTOS/ESTRATÉGIASPARA A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES DO 6º ANO
LEITURA DE POESIA: A ABERTURA À EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA SALA DE AULA
PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA COM O GÊNERO CARTA DO LEITOR:UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Oralidade e o Lúdico na Formação do Leitor Literário
UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II MEDIADA PELO GÊNERO DISCURSIVO CONTO
O LITERÁRIO PARAENSE E ESTEREÓTIPOS CULTURAIS: PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM O MÉTODO CRIATIVO
O CLÁSSICO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA NA EJA COM LYGIA FAGUNDES TELLES
O DOCUMENTÁRIO EXPOSITIVO COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTOS MULTISSEMIÓTICOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM CENA: PRÁTICA DE LEITURA DA OBRA O RAPAZ DO METRÔ- POEMAS PARA JOVENS EM OITO CHACINAS OU CAPÍTULOS, DE SÉRGIO CAPPARELLI
O GÊNERO VERBETE ENCICLOPÉDICO COMO OBJETO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM LETRA DE MÚSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
GUIA PEDAGÓGICO DO MESTRE: ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO MEIO PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: O GÊNERO DRAMÁTICO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM O LEÃO E A JOIA, DEWOLE SOYINKA
SEQUÊNCIA DE LEITURA DE GÊNEROS: O CONTO DEMISTÉRIO COMO EIXO CONDUTOR DO ENSINO
Viagem pelas crônicas capixabas : contribuições para as práticas de leitura / Adriana Márcia de Almeida
A NEGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PERSUASIVA EM PROPAGANDAS E ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PROJETO DIDÁTICO DE LETRAMENTOS: POTENCIALIDADES DO GÊNERO MEME PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO POR MEIO DE ADAPTAÇÕES E OBRAS ORIGINAIS DE NARRATIVAS POLICIAIS.
O GÊNERO PODCAST DE CAUSO DE ASSOMBRAÇÃO NA ESCOLA DO CAMPO: DO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM À VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE RURAL
ENTRE VERDADES E PÓS VERDADES: UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS NO GÊNERO REPORTAGEM ACERCA DO PROFESSOR E DO ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA
O DIÁLOGO ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
POR UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO COM O VOCATIVO: ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA
LETRAMENTO LITERÁRIO NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA A OBRA MALALA, A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
DESMASCARANDO AS FAKE NEWS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO LINGUÍSTICA A FAVOR DA FORMAÇÃO CIDADÃ
ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CAPACIDADE DISCURSIVA EM FOCO
A POSTURA ATIVA DO PROFESSOR (PAP) EM PROL DA AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO LITERÁRIO COM HQS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS E EM UMA ADAPTAÇÃO EM HQ: PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO E LETRAMENTO LITERÁRIO.
A FICÇÃO, O LEITOR E A REALIDADE SOCIAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE A ODISSEIA DE PENÉLOPE, DE MARGARET ATWOOD, PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CURADORIA EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES EM TEMPOS DE “INFODEMIA”
STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA PERSUASIVA EM PROPAGANDAS: CAMINHOS PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O USO DO GÊNERO CARTAZ REIVINDICATÓRIO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CIDADANIA TRANSFORMADORA EM PAUTA
O ESTUDO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA CONTRA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SOCIAL
O DISCURSO CITADO NA ENTREVISTA E NA REPORTAGEM: UMA ABORDAGEM DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM AULAS DO 8º ANO
O OBJETO LIVRO NA AULA DE LITERATURA: LETRAMENTO LITERÁRIO E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO DE ALUNOS DO SEXTO ANO COM LEITURAS DE ADAPTAÇÕES DE DOM QUIXOTE
A CARTA ABERTA COMO INSTRUMENTO DE EXERCÍCIO À CIDADANIA: O TRABALHO COM OPERADORES ARGUMENTATIVOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A OBRA DE MILTON HATOUM DOIS IRMÃOS E A ADAPTAÇÃO DA HQ DE FÁBIO MOON E GABRIEL BÁ COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
O JOGO RIMÁTICO NO RAP: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PELO VIÉS DAS RIMAS MULTISSILÁBICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO NA FICÇÃO E SEU IMPACTO NO REPERTÓRIO CULTURAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS CRÍTICOS EM CONTEXTO DE SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
LETRAMENTO LITERÁRIO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO E ADAPTAÇÃO: INTER-RELAÇÕES ENTRE O CONTO, O CINEMA E OS “CAUSOS” POPULARES
O ESPAÇO NARRATIVO EM O HOBBIT, DE J. R. R. TOLKIEN: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM JORNALÍSTICA IMPRESSA: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A PRODUÇÃO DE PODCASTS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA INTENSIFICAR E RESSIGNIFICARPRÁTICAS DE PRODUÇÃO ESCRITA COM ALUNOS DO 3º ANO DOENSINO FUNDAMENTAL
GÊNERO TEXTUAL DEBATE PÚBLICO REGRADO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO ORAL
LITERATURA E AFRICANIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTOS E RECONTOS AFRICANOS PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E PRÁTICA EDUCATIVA
GÊNERO ENTREVISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUMENTO PARA PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
MEDIAÇÃO DE LEITURA DE ILUMINURAS – UMA INCRÍVEL VIAGEM AO PASSADO (2015), DE ROSANA RIOS: EXPERIÊNCIA COM CÍRCULO DE LEITURA EM TURMA DE OITAVO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DAS ‘CARTAS DO LEITOR’ AOS ‘COMENTÁRIOS CRÍTICOS DO INSTAGRAM’ COMO PRÁTICA PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVADE DISCENTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTIGO DE OPINIÃO: DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
RELATOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O GÊNERO ANÚNCIO DE CAMPANHA COMUNITÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA OS MULTILETRAMENTOS.
CÍRCULO DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FANTÁSTICO NA SALA DE AULA
ENSINO DA ORALIDADE POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE PÚBLICO REGRADO
SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E LITERATURA DE CORDEL COMOAPORTES PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA CONSIDERANDO ADIVERSIDADE LINGUÍSTICA
PROJETO DE LEITURA E A APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO DEALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLAPÚBLICA DE QUERÊNCIA EM MATO GROSSO
ENSINO DE LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA COM O LIVRO-IMAGEM ONDA(SUZY LEE)
O DEBATE EM LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELOPNLD 2020-2022
Variação de segunda pessoa do singular nas produções orais e escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Itajaí
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA
ENEGRECENDO AS RODAS DE LEITURA PARA FAZER GIRAR A LEI 10.639/03: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O USO DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS): PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO
O ENSINO/APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II:UM DESAFIO PARA OS EDUCADORESPAU DOS FERROS – RN2016
O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARGUMENTAÇÃO EM MEMÓRIAS LITERÁRIAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CULTURA POPULAR E ARGUMENTAÇÃO SOBRE A LENDA DA PEDRA DA MOÇA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN: DAS MEMÓRIAS DO CONTADOR ÀS PRODUÇÕES TEXTUAIS EM SALA DE AULA
NARRATIVAS ANDANTES DA PASSAGEM DA “COLUNA PRESTES” PELO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN: CONTEXTO SOCIOCULTURAL E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O BLOG COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
O ENSINO DE LEITURA E O FACEBOOK NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A PRÁTICA DA ESCRITA LITERÁRIA ATRAVÉS DO FACEBOOK
O FÓRUM DE DISCUSSÃO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO A ESCRITA ARGUMENTATIVA EM ARTIGO DE OPINIÃO
ANÁFORA ENCAPSULADORA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
A RETEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA ORAL PARA A ENTREVISTAESCRITA: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS NÃO VERBAIS QUE OCORREMDURANTE A TRANSPOSIÇÃO FALA / ESCRITA
LETRAMENTO LITERÁRIO: APRENDENDO A COMPREENDER OS TEXTOS LITERÁRIOS COM O AUXÍLIO DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS
A FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA E COM O AUXÍLIO DA ORALIDADE: UMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA.
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS ONDAS DA RÁDIO ESCOLAR
DO LEITOR EM TELA À FORMAÇÃO DO ESCRITOR: ESTUDO DE CASO DE UM JOVEM COM PARALISIA CEREBRAL
USO DE REDE SOCIAL DO FACEBOOK EM SALA DE AULA:MAIS INTERAÇÃO E APRENDIZADO SOBRE POEMAS CONCRETISTAS
MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVASPARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O USO DOS PRONOMES PESSOAIS EM TEXTOS ESCRITOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA A PARTIR DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA
O ENSINO DE GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: O CASO DA CONCORDÂNCIA VERBAL
INTERESSES DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
VARIAÇÃO NOS PRONOMES TU E VOCÊ E NA CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME TU EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
ORALIDADE NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA
O RESUMO ESCOLAR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A INFORMATIVIDADE PRESENTE NAS TIRINHAS DE HUMOR: PARAUMA LEITURA RESPONSIVA ATIVA
O CÍRCULO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS: PRÁTICA COM MEMÓRIAS QUASE PÓSTUMAS DE MACHADO DE ASSIS (2014), DE ÁLVARO CARDOSO GOMES
Estratégias metacognitivas a serviço da compreensão leitora: uma proposta com textos instrucionais e didáticos de ciências
A FORMAÇÃO DO LEITOR E O CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO:UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMА PROPOSTА HISTÓRICO-CRÍTICА PАRА АBORDАGЕM DА VАRIАÇÃO LINGUÍSTICА ЕM SАLА DЕ АULА
LITERATURA E ORALIDADE NAS SÉRIES INICIAIS:APLICAÇÃO DO MÉTODO CRIATIVO
LEITURA E ESCRITA: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO SILÊNCIO EM VIDAS SECAS
GÊNEROS DA CULTURA POPULAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAUSALIDADE E CONTRASTE EM ARTIGO DE OPINIÃO: UMA INTERVENÇÃOPEDAGÓGICA FUNCIONALISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DE LETRAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
LITERATURA E CINEMA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERSEMIÓTICA DE TRADUÇÃO NO 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL
MULTILETRAMENTOS E CRITICIDADE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MULTIMODAL DO GÊNERO CAPA DE REVISTA
PUBLICIDADE NA SALA DE AULA: a intergenericidade na construção da consciência crítica do aluno do 6o ano a partir da leitura de gênero do mundo real
GÊNERO TIRA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO CONTRA O PRECONCEITO E AS DESIGUALDADES NA ESCOLA EM TURMAS EJAI V: UMA PROPOSTA DE ENSINO
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA MULTISSERIADA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DE UM PROJETO DE LETRAMENTO
QUESTÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA OS ALUNOS DA EJA
REDE DE GÊNEROS E INTERTEXTOS NA PRODUÇÃO DE REQUERIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJAI
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IDENTIDADES TECIDAS ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL RELATO DE MEMÓRIA
MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO RELATO PESSOAL EM TURMAS DE EJAI NO CONTEXTO PRISIONAL
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS A PARTIR DE MICROCONTOS: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS À LUZ DOS ESTUDOS RETÓRICOS DE GÊNERO E DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DA FOTONARRATIVA À PRODUÇÃO DE RELATOS: DIÁLOGOS DIDÁTICOS ENTRE O PROCESSO DE TRANSDUÇÃO E O LETRAMENTO MULTIMODAL
OS QUADRINHOS VÃO À ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MULTIMODAIS EM HQS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO LETRAMENTO VISUAL
O ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, E OUTRAS VOZES DA NEGRITUDE FEMININA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9º ANO
POR UMA LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
RESENHA DE FILMES E SÉRIES: PROTAGONIZANDO OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM CENA: UMA PROPOSTA DE LEITURA SEMIÓTICA DO SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, PARA O 9o ANO, ATRAVÉS DE OFICINAS EM UM CADERNO DIDÁTICO
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO BASEADO NO GÊNERO INFOGRÁFICO DIDÁTICO
DO CONTO DE MISTÉRIO AO VLOG DE RESENHA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O LÉXICO NA PERSPECTIVA DA TEXTUALIDADE: UM GUIA DIDÁTICO PARA TURMAS DO EJAI A PARTIR DE NOTÍCIAS SOBRE A INDÚSTRIA TÊXTIL E SEUS EFEITOS COLATERAIS
LETRAMENTO MULTIMODAL E ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CHARGE NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDO DE CONTOS POPULARES ATRAVÉS DO MÉTODO RECEPCIONAL: PRODUÇÃO DE GUIA PRÁTICO COM PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O 7o ANO
PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM CONTOS FANTÁSTICOS E MARAVILHOSOS PARA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA ADVINDA DE GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DOS ARGUMENTOS: UM ESTUDO DA METÁFORA GRAMATICAL IDEACIONAL
PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM TURMAS DO 9° ANO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO GÊNERO RESENHA PARA VLOG
AS ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA E COESÃO ARGUMENTATIVA EM JUSTIFICATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
O MEME COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NAS TURMAS DE 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 8º ANO
DIÁLOGO ENTRE O LETRAMENTO E A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS A FAVOR DA LEITURA DE TIRAS
TRANSPOSIÇÃO DA FALA NA ESCRITA: UM OLHAR SOBRE APAGAMENTO DE GRAFEMAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DO 6° ANO
LER PARA ESCREVER E HIBRIDIZAR PARA APRENDER: UM PROJETO DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DO SISTEMA DE CONJUNÇÃO SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO EPISTOLAR: AS CARTAS DE PADRE CÍCERO
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CHÃO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
O FACEBOOK MEDIANDO AS HABILIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA
ANÁLISE DOS FATORES DE COERÊNCIA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 6º ANO VEICULADOS VIA FACEBOOK
A LEITURA E A ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO COMO ATIVIDADES APRAZÍVEL, CRIATIVA E RECRIADORA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O ESPAÇO RESERVADO AO ENSINO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL FERNANDES
QUANDO A POESIA VAI À ESCOLA: PRÁTICA COM O CÍRCULO DE LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEXTO, GÊNERO E TRANSITIVIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO GÊNERO RESENHA FÍLMICA
MEME NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO PRODUTOR DE TEXTOS: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E DISCURSIVAS ENTRE GÊNEROS
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO
A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRADUÇÃO DA IMAGEM LITERÁRIA EM FOTOGRAFIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A TRADUÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA EM FOTOGRÁFICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
UMA ANÁLISE SOBRE A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7o ANO
LITERATURA POPULAR NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A POESIA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A “LINGUAGEM PROIBIDA” NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA PARA ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM
NANOCONTO: LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DE LEITORES-AUTORES
OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR NO 6° ANO: UMA PERSPECTIVA DIDÁTICO- LINGUÍSTICA
PROJETO DE EXTENSÃO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DA REFERÊNCIA TEXTUAL EM RELATOS HISTÓRICOS SOB A ÓTICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO ÂMBITO DO DEBATE REGRADO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EJAI
OS TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA
APRENDER A GOSTAR DE LER A PARTIR DA LITERATURA: O DESAFIO DA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II
Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela
Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no Ensino Fundamental II