Está em andamento a organização do livro Multiletramentos: perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade, que reunirá pesquisas e experiências pedagógicas relacionadas às práticas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa a partir da perspectiva dos multiletramentos.
O projeto busca socializar produções que dialoguem com os desafios e possibilidades do trabalho com a leitura, a escrita e a literatura no contexto escolar, considerando a multiplicidade de linguagens, gêneros, semioses e mídias presentes na sociedade atual.
Segundo Ferraz e Cunha (2018), os multiletramentos envolvem práticas “multiletradas e multissemióticas, em sua complexidade e interrelação, presentes na sociedade altamente semiotizada e globalizada, nas mais variadas formas de construção de significados”.
A coletânea contará com a participação de professores(as) e estudantes vinculados(as) ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, além de docentes e pesquisadores(as) da Educação Básica, consolidando um espaço de diálogo entre universidade e escola.
Com essa iniciativa, pretende-se oferecer subsídios teóricos e metodológicos que apontem caminhos para a integração de novas linguagens e letramentos no cotidiano da sala de aula, respeitando a diversidade cultural que atravessa o ensino de Língua Portuguesa na atualidade.