Comissão de Implementação do Doutorado Profissional em Letras inicia discussão do APCN

Comissão de Implementação do Doutorado Profissional em Letras inicia discussão do APCN

Comissão de Implementação do Doutorado Profissional em Letras inicia discussão do APCN

26 de agosto de 2025

A Comissão de Implementação do Doutorado Profissional em Letras deu início, nesta semana, às discussões sobre a elaboração da proposta de curso a ser submetida à Capes.

O trabalho da comissão marca um passo decisivo no processo de consolidação do campo dos Programas Profissionais em Letras, ampliando as possibilidades de formação stricto sensu, especialmente para docentes da educação básica.

Durante a reunião, serão debatidos aspectos fundamentais da proposta, como a definição do perfil do egresso, os objetivos do curso, a estrutura curricular, a área de concentração e as linhas de pesquisa, além dos critérios de seleção e acompanhamento dos discentes.

A Coordenação Nacional do PROFLETRAS acompanhará de perto o andamento da comissão, que será presidida pelo professor Gerson Rodrigues, adjunto da Coordenação Nacional do Programa e docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Para a coordenadora nacional do PROFLETRAS, Profa. Penha Casado, o início dos trabalhos da comissão representa um avanço significativo: “A criação do Doutorado Profissional em Letras responde a uma demanda histórica da área e reafirma o compromisso com a valorização dos professores da educação básica, que terão a oportunidade de avançar na formação acadêmica sem se distanciar de sua prática docente”.

Segundo a Coordenação, a implementação do Doutorado Profissional em Letras representa um marco para a área, ampliando a qualificação dos profissionais e respondendo a demandas sociais e educacionais contemporâneas.

A comissão é composta pelos professores: Gerson Rodrigues (UFRRJ), Maria da Penha Casado (UFRN), Fernando Augusto (UPE), Ana Crélia (UFRJ), Maria do Rosário (UPE), Jacinto Filho (UPE) e pelos técnicos: Aline Cristina, Priscilla Rocha e John Lennon.

Gostou do conteúdo?! Compartilhe!
whatsapp button