PROFLETRAS titulou mais de quatro mil mestres em dez anos

04/11/2023
logo

Mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) nos dez anos de existência do curso. A CAPES destaca a ação para o Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebrado a cada 5 de novembro, como uma ferramenta para melhorar a educação básica do País.

Ao aliar teoria e prática, sendo um mestrado profissional voltado aos educadores que estão em sala de aula, o ProfLetras funciona como um diferencial na carreira dos que passam pelo curso. É o caso da catarinense Michelli Marchi Oss-Emer, professora de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Fundamental Clara Donner e na Escola Básica Municipal Paulina Wagner, em Blumenau (SC).

Egressa da turma de 2018, Michelli desenvolveu um podcast com estudantes do 8º ano do ensino fundamental. “O ProfLetras nos faz pensar em soluções para problemas da sala de aula. Meus alunos se expressavam pouco e havia brigas na hora de falar. Já na metade do projeto deu para perceber a mudança, com o respeito pela vez do outro”, recorda. Pelo trabalho, a professora foi finalista do prêmio Educador Nota 10, em 2020.

O ProfLetras no currículo, avalia Michelli, também pode ter sido decisivo para que ela vencesse um processo seletivo da rede estadual de ensino de Santa Catarina. “A seleção foi voltada para professores de Língua Portuguesa e de Matemática para atuar como formadores de outros professores. Teve consulta ao currículo e uma formação depois”, diz. “Agora, somos quatro professores percorrendo 17 polos trabalhando como formadores da rede. Dos quatro, três são egressos do ProfLetras”, afirma.

Iniciado em 2013, o ProfLetras se expandiu pelas cinco Regiões do Brasil ao longo da década e hoje, é oferecido em 48 unidades, de 42 instituições de ensino superior. Professores formados pelo curso chegam aos diversos rincões do País. É o caso de Moju, município paraense com pouco mais de 80 mil habitantes e predominantemente rural.

É em Moju, na Escola Municipal Professora Rosa do Socorro Carvalho, que Tatiara Ferranti Neri dá aulas. Filha de um pedagogo, ela sempre acreditou no “poder transformador” da educação e tenta passar isso para seus alunos, cujos pais têm, em regra, ensino fundamental incompleto. “O ProfLetras nos permite intervir mais, elaborar metodologias de ensino inovadoras, que envolvam um planejamento mais individualizado e voltado para a realidade social do aluno”, conta.

Tatiara diz que o analfabetismo é alto, os alunos chegam cansados à escola e a mobilidade e a alimentação são desafiadoras. “Há falta de transporte e de merenda escolar. O trabalho se torna além do que você prepara para a sala de aula e o ProfLetras me ajudou a entender minha atuação nesse contexto”, explica.

O ProfLetras é um dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB), da CAPES. “Nossa missão é formar professores compartilhando saberes e práticas que respondam às demandas das salas de aula da escola pública”, afirma Maria da Penha Casado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora nacional do ProfLetras desde 2015: “Somos ProfLetras, somos educadores que formam outros educadores comprometidos com a educação básica em todo território nacional”.

Sobre o ProEB

O Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 12 programas de mestrado e um de doutorado.

Sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data oficial desde a publicação da Lei nº 11.310/2006. Trata-se de uma homenagem ao escritor, diplomata, jurista e político Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849. Grande defensor da língua pátria, ele se destacou, entre outras realizações, por ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Fonte: CCS/CAPES