Nota Oficial aos candidatos do Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS

18/12/2021

Senhoras candidatas,

Senhores candidatos,

A Coordenação Nacional do ProfLetras e o Conselho Gestor da rede, prestam os seguintes esclarecimentos quanto ao Exame Nacional para ingresso no programa:

Assumimos a avaliação como forma de resistir e manter a oferta de vagas para os educadores que acreditam no ProfLetras como programa que oferece qualificação com impactos sociais relevantes para a educação básica no país, por isso avançamos mesmo sob o risco de nos deparar com as questões técnicas e de gerenciamento de pessoal para correção dos memoriais.

O cenário de pandemia, que comprometeu as atividades em todas as esferas educacionais (acadêmica e da educação básica), alterou calendários de aulas e de funcionamento das universidades em todo país, o que resultou em desgaste, cansaço com novas datas que fizeram coincidir exames de seleção, aulas, atividades acadêmicas concomitantes que, como todos sabem, gerou adoecimento e exaustão em professores em diferentes instituições.

Mesmo diante de todas essas dificuldades e outras que enfrentamos durante a inscrição (o que levou à prorrogação de prazo a fim de podermos atingir maior número de professores), a Coordenação Nacional, funcionários, conselheiros e professores

participantes da Comissão Nacional de Avaliação estão trabalhando a fim de garantir que o processo se conclua com êxito e atenda aos objetivos que se propôs.

Tendo em vista esse cenário, a Coordenação Nacional e o Conselho Gestor decidiram apresentar o seguinte cronograma para divulgação de resultados do Exame Nacional de Acesso ao ProfLetras:

- Divulgação de resultado parcial da Etapa I – Análise dos memoriais: Na data provável de 23 de dezembro de 2021.

- Interposição de recursos à Etapa I: Por um período de 48 horas, a partir da divulgação do resultado parcial da Etapa I.

- Respostas aos recursos da Etapa I: Data provável de 04 de janeiro de 2022.

- Divulgação do(s) candidato(a)s apto(a)s à realização de entrevistas, horários e links de acesso: 07 de janeiro de 2022.

- Realização da Etapa II – Prova Oral: Entrevistas: De 10 a 17 de janeiro de 2022.

- Divulgação do Resultado da Etapa II: Data provável de 18 de janeiro de 2022.

- Interposição de recursos à Etapa II: Por um período de 48 horas, a partir da divulgação do resultado parcial da Etapa II.

- Respostas aos recursos da Etapa II: Data provável de 31 de janeiro de 2022.

-Resultado Final: Data provável de 31 de janeiro de 2022.

Coordenação Nacional

Conselho Gestor