Notícia

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROFLETRAS UNEB

09/11/2018
Imagem da notícia
CARTAZ
(Foto: PROFLETRAS UNEB)

O Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS e o Campus V da UNEB convidam a tod@s da comunidade acadêmica e externa para o IV Seminário Internacional do PROFLETRAS “Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência: modos de mediação”, que será proferido pelo Prof. Dr. Ney Wendell da Université du Québec à Montreal (UQÀM/Canadá), no dia 30 de novembro de 2018 das 8h00 às 17h00, no Auditório do DCH-V, organizado pela coordenação do referido mestrado. 


O objetivo do evento é apresentar estratégias atuais de mediação e democratização cultural para pessoas com deficiências, pois atualmente a referida temática tem sido enfatizada em vários países, que estão modificando as políticas de acessibilidade em artes para atender a uma diversidade de públicos. Nesse sentido, é relevante discutir a relação do acesso à cultura com a cidadania cultural e os diretos humanos. 


Os participantes terão a oportunidade de conhecer projetos exemplares na área de acessibilidade cultural que são realizados na França, no Canadá e no Brasil, e, paralelamente, fortalecer o intercâmbio entre a UQÀM e a UNEB, na perspectiva da internacionalização. 


A proposta é refletir sobre conceitos, práticas e referências nessa área, guiando os participantes a pensarem sobre como adaptar e desenvolver ações de formação do público com deficiência. Tais ações passam pelo processo de formação artística e pedagógica do público como cidadão. Será, também, um momento para aprender sobre como conceber ações de mediação cultural que devem se passar antes, durante e depois da vivência com as obras, educando o público a ser um espectador e apreciador autônomo. 


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria do PROFLETRAS ou por e-mail profletrasdch5@uneb.br. Para maiores informações acessem o site https://portal.uneb.br/profletras ou pelo tel (75) 36312855 Ramal 241.

Telefone: (84) 3342.2282
E-mail: contato@mprofletras.ufrn.br
Mais informações