III SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFLETRAS/UFTM-Uberaba

10/09/2018
LOGO
(Foto: UFTM)

O III Seminário tem como tema central as reflexões que se instauraram no ensino de língua portuguesa e literatura desde os anos 80, com seus desdobramentos, conflitos e avanços para a transformação/desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Nosso objetivo é promover um amplo debate sobre as questões do ensino de língua e literatura que favoreceram as pesquisas dos últimos quase 50 anos a partir da noção de transformação. Ao considerar que a partir dos anos 80 os conflitos vividos pela escola promoveram um extenso terreno para se pensar não apenas os códigos de transmissão da língua, mas, sobretudo, os papeis sociais que englobam a constituição de um sujeito em situação de letramento/alfabetização, adensamos uma discussão sobre a relação entre tradição e ruptura de diversos paradigmas. O descentramento e o descrédito de algumas áreas específicas nos obrigam, ainda, a repensar não apenas o ensino, mas o propósito educativo formador, a constituição de saberes cumulativos para comunidades globalizadas, detentoras de meios cada vez mais rápidos de acesso à informação. Nesse contexto, a escola ocupa ainda um espaço privilegiado de transmissão do conhecimento, mas distante de reflexões que se produzem no âmbito das pesquisas que compreendem não apenas uma mudança de paradigmas em relação ao conhecimento, como aquelas que atuam na formação de novos profissionais para atuarem na sociedade contemporânea.

Veja outras informações no site: