Notícia

Nota de esclarecimento para os coordenadores e mestrandos do PROFLETRAS

05/08/2016

A Coordenação Nacional do ProfLetras, juntamente com a Reitora da UFRN, Profa. Ângela Maria Paiva Cruz e com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rubens Maribondo, teve audiência com o Presidente da Capes, Abílio Baetta, e com o diretor de programas e bolsas no país da Capes, Geraldo Nunes, nesta quarta-feira, dia 27/7, em Brasília. Dessa audiência, prestam-se os seguintes esclarecimentos:



  • Foi apresentada para o Presidente da Capes a reivindicação da rede para que fosse disponibilizado lote de bolsas para a terceira turma do ProfLetras.

  • Entregou-se documento no qual a Reitoria e a Coordenação Nacional esclarecem a situação na qual se encontram os mestrandos do programa que ingressaram em março e até o presente momento não receberam bolsas que garantiriam a permanência no curso.

  • O Presidente da Capes mostrou-se preocupado e solidário com o que foi reivindicado pela rede no que diz respeito às bolsas para a terceira turma.

  • No entanto, fomos informados de que os cortes em todos os setores da Capes têm impedido que seja cumprido o pagamento dessas bolsas. Não há financeiro para pagamento de bolsas no atual momento. Indagados sobre as notícias disponibilizadas pela Capes sobre o montante financeiro destinado a bolsas de pós-graduação, foi esclarecido que as notícias dizem respeito ao cumprimento de bolsas que já estavam sendo utilizadas. 

  • Foi garantida a manutenção das bolsas vigentes para a terceira turma a serem implementadas apenas em novembro com a conclusão da segunda turma.

  • Foi discutido que o ProfLetras precisa ter uma definição de cotas fixas de bolsas pela Capes a fim de que não sejamos surpreendidos a cada entrada de turma.


Por fim, 



  • A Coordenação Nacional homologa cotas que são disponibilizadas pela Capes. Não sendo, portanto, responsável pela criação de bolsas ou pelo orçamento, apenas gerencia o que é liberado pela agência. 

  • A Coordenação Nacional tem acompanhado e feito todas as ações necessárias para garantir o contingente de bolsas para o ProfLetras (marcando audiência com a Capes, acionando políticos em Brasília).

  • Não apenas o ProfLetras tem sofrido cortes orçamentários no que diz respeito a bolsas, mas todos os mestrados profissionais. O ProfMat, de igual modo, contou também com reposição de bolsas de uma turma que concluiu para a que começou este ano (com um corte de cinquenta por cento nas cotas). 

  • As informações mais fidedignas são aquelas que são repassadas por esta coordenação aos coordenadores das unidades e não aquelas revozeadas em rede social sem respaldo da Capes.


 


 


Natal, 04 de agosto de 2016. 


 


A Coordenação Nacional


Conselho Gestor 


 

Telefone: (84) 3342.2282
E-mail: contato@mprofletras.ufrn.br
Mais informações