I Congresso Nacional do PROFLETRAS, acontece na UFJF em Juiz de Fora-MG

23/09/2015
*Composição da Mesa de honra.
(Foto: John Lennon)

Na manhã desta terça-feira (23), teve início o I Congresso Nacional do PROFLETRAS que acontece na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Juiz de Fora - MG.

Na abertura, fizeram parte da formação da mesa o Vice Reitor da UFJF, Professor Marcos Cheim Feres, o Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e inovação da UFJF, Professor Lyderson Facio Viccini, a Diretora da Faculdade de Letras da UFJF, Professora Neiva Ferreira Pinto, a Coordenadora Nacional do PROFLETRAS, Professora Maria da Penha Casado Alves e a coordenadora do PROFLETRAS em UFJF, Professora Neusa Salim Miranda.

Na abertura a Professora Maria da Penha Casado, falou da importância da Rede Nacional do PROFLETRAS, como também da realização do Congresso: “O PROFLETRAS, é uma rede muito importante, pois contribui com a formação de professores da rede pública de ensino de todo o país”; e acrescentou: “Esse Congresso já é histórico, pois o programa tem a sua importância, inclusive em poder reunir docentes e discentes que fazem parte dessa Rede Nacional em um mesmo lugar”.

As palavras da professora Neusa Salim, coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, na UFJF, foi de agradecimento: “Esse Congresso não estaria acontecendo, se não tivesse contado com a contribuição de pessoas que vestiram a camisa, em meio às dificuldades enfrentadas e principalmente, diante de uma greve que ocorre em nossa universidade”. Em seu agradecimento, a Professora Neusa citou o nome dos secretários Aline Souza e John Lennon, que compõem a Secretaria Nacional do PROFLETRAS.

O Professor Marcos Feres, foi que finalizou os pronunciamentos e frisou que a formação de professores, é muito importante: “A formação de professores é muito importante, pois são eles a base de todo o conhecimento para que os cidadãos cheguem ao ensino superior. Sinto-me honrado em fazer a abertura desse evento em nossa universidade. Fazemos parte de vários programas de mestrado mais o mestrado em Letras tem sua importância, pois forma professores”.

O evento se estende até a próxima sexta-feira (25), e conta com a participação de todas as 49 universidades credenciadas a Rede Nacional do PROFLETRAS.

*Neusa Salim (Coord. PROFLETRAS - UFJF), Lyderson Viccini (Pró-reitor de Pós-Graduação - UFJF), Marcos Feres (Vice-reitor da UFJF), Neiva Pinto (Diretora da Faculdade de Letras - UFJF) e Maria da Penha Casado (Coordenadora Nacional do PROFLETRAS).